quinta-feira, 26 de abril de 2012

Qual é a diferença ideal entre uma criança e outra?

Eis que chegou a altura em que a pergunta começa a surgir: "E vocês, quando é que voltam a ter outro filho? A Francisca já tem dois anos. É a altura ideal."
Pois, mas, como sabemos, a decisão de ter um filho não é linear e existem inúmeras variáveis a levar em consideração (desejo, situação financeira e habitacional, relação conjugal, temperamentos, ajuda disponível, carreira...). 
Se estas, entre outras, forem favoráveis, existe ainda a questão da diferença de idades entre os filhos:
Afinal, qual é a diferença de idades ideal entre uma criança e outra?
A  psicóloga Chantal Gazal lista as vantagens e desvantagens de ter filhos com uma diferença de idades maior.
Vantagens:

  • Dá menos trabalho
  • O stresse é menor
  • Mais atenção individualizada
Frisando que "quando as crianças atingem os 3 anos de idade, a maioria das crianças dá menos trabalho, é menos exigente e difícil" e que "quanto maior a diferença de idades entre as crianças, menores as probabilidades de haver tensões e ciúmes entre elas".
Desvantagens:

  • As crianças brincam menos uma com a outra
  • Você tem mais idade
  • Passa mais anos a cuidar de crianças pequenas
Há, pois, que ponderar todas estas questões, avaliar bem a situação, e tomar uma decisão. Eu sempre fui dada a listas, e esta ideia de listar as vantagens e desvantagens de ter outra criança parece-me uma boa ideia, mas a decisão de ter um filho deve ser sempre pensada individualmente (temperamento, carreira, estado físico e emocional), a dois (relação conjugal, situação financeira e habitacional) e, se houver uma criança, a três (tendo em conta variáveis como o temperamento e a dependência/independência da criança em questão). 
Acima de tudo, não se deixem pressionar. Ter um filho é uma enorme responsabilidade e, no fim das contas, é sobre si e a sua família que cai o ónus de criar outra criança... a missão de criar uma família feliz e equilibrada.


Sem comentários:

Enviar um comentário