quinta-feira, 21 de junho de 2012

Avanços e retrocessos...

Quando alguém me pergunta se a Francisca dorme bem, tenho sempre de pensar um pouco antes de responder. Isto porque, embora a norma seja sim, existem sempre dias não, e ela, desde pequenina, sempre ofereceu alguma resistência a adormecer. Nos últimos tempos, andávamos numa fase abençoada, em que ela não só dormia a noite toda, como adormecia sozinha, sem ninguém no quarto para lhe dar a mão, ou ficar sentado no cadeirão. Mas, nesta última semana, voltou a pedir companhia, "miminho". O meu marido é de opinião que devíamos ser firmes com ela, mas eu não consigo ir ao quarto, ouvi-la a pedir "colo", "miminho" e negar-lho. Afinal, ela tem demonstrado evolução ao nível da sua autonomia/independência na hora de ir dormir (primeiramente, precisava de colo para adormecer, depois da nossa mão, seguidamente, só da nossa presença física e, nos últimos tempos, nem disso). A verdade é que quase todas as crianças, num ou outro aspecto, sofrem avanços e retrocessos nalguma fase do seu desenvolvimento. Os motivos podem ser variados, físicos ou psicológicos, pelo que há que avaliar cada situação cuidadosamente, com a cabeça fria e o coração aberto, e tomar a melhor decisão possível, enquanto pais e educadores. Neste caso, e tendo em conta a adaptação porque está a passar (largar as fraldas), não me parece grave ceder e dar-lhe o mimo que ela reclama, até porque, depois de adormecer, é colocada no berço e dá uma noite santa. Não acredito em inflexibilidades. Entendo o valor da consistência, mas sermos consistentes também passa por aceitar que todos nós temos dias sim e dias não, alturas em que estamos menos confiantes, mais necessitados de mimo, e outras em que nos sentimos mais confiantes, independentes. Além de que, enquanto mãe, não há tarefa que me pareça mais urgente ou necessária do que dar-lhe atenção/mimo quando ela pede (quando ela não pede também;)). Olhando para trás, estou confiante que estes não são os momentos em que me vou arrepender de ter cedido, até porque, como disse, não acredito que o mimo estrague, mas sim a falta dele...



Sem comentários:

Enviar um comentário