terça-feira, 16 de julho de 2013

Dicas para Futuras Mães de Gémeos

Não tenho a fórmula certa, na verdade, como já afirmei, ainda ando a acertar agulhas, mas posso avançar algumas dicas que acho úteis. Algumas são aplicáveis a todas as futuras mães, outras são mais direccionadas para as futuras mães de gémeos (depois de engravidar, fui invadida por uma série de dúvidas e percebi que havia pouca "literatura" sobre o assunto). Assim, estas são as minhas dicas:

- Se alguém vos quiser oferecer alguma coisa e perguntar o que é precisam, peçam fraldas e toalhitas (a sério!!!, não imaginam a quantidade de que vão precisar, mas dou-vos uma ideia: os pequenos fazem cerca de 8 refeições por dia x (pelo menos) 2 mudas (1 para cada bebé) = 16 fraldas por dia x 7 dias (semana) = 112 fraldas por semana! (na melhor das hipóteses). Contando que usam, pelo menos, 3 toalhitas por muda (para cada bebé) precisam de 48 toalhitas por dia! 336 por semana (na melhor das hipóteses)! Podem começar já a armazenar...

- Tenham refeições prontas e armazenadas para os primeiros tempos porque não vão ter disponibilidade (física, mental ou temporal) para cozinhar.

- Gémeos têm imensa piada, as pessoas entusiasmam-se e dizem logo para não nos preocuparmos, que vão ajudar, mas, depois, na prática, quando as coisas não estão devidamente planeadas, essa suposta ajuda raramente se concretiza, por isso, quando as pessoas se oferecerem, digam: "Queres mesmo ajudar? Óptimo! Que dias e horas tens disponíveis?" Vão logo perceber se a oferta é genuína ou vazia (daquelas que se fazem porque fica bem). A ajuda também pode passar por trazerem refeições, irem por vocês à farmácia (se ainda não têm um cartão das farmácias podem ir já fazê-lo porque vão acumular muitos pontos!), irem buscar os vossos outros filhos à escola...

- Não tenham medo, ou vergonha, e peçam ajuda! 

- Vocês não são as únicas pessoas que sabem cuidar dos vossos bebés! Tentem arranjar tempo para vocês, para estarem sozinhas, nem que seja ir uma vez por semana ao supermercado. Se tiverem outros filhos, contem também com um programa semanal ou quinzenal só a dois, ou a três.

- Alimentação combinada! Para mim, é o caminho acertado. Porquê? Porque garante momentos de qualidade e cumplicidade com ambos os bebés, permite que possam recorrer a ajuda de outras pessoas, e alivia a carga (física e mental) de alimentar dois bebés. No fundo, se intervalarem (desta vez, dou peito a X e, da próxima, a Y), é como se estivessem a amamentar apenas um bebé.

- Se estiverem acompanhadas, acertem os horários das refeições deles (enquanto vocês dão peito, a outra pessoa dá o biberão). Se estiverem sozinhas, tenham os horários desfasados, no mínimo, 30 minutos e, no máximo, 1 hora (isto garante que não têm os dois aos berros com fome ao mesmo tempo, o que, garanto, não é nada agradável - irão sentir-se a viver "A Escolha de Sofia").

- Tenham onde apontar as horas das refeições deles, assim como outros dados relevantes (medicamentos e respectivas horas de toma, peso por semana...). Há aplicações para o telemóvel muito jeitosas onde podem fazer todos os vossos registos (mas, por favor, não se dêem ao trabalho de apontar os cocós e a sua consistência - sim, estas aplicações também têm disponíveis esses registos).

- Comprem uma bomba de amamentação eléctrica, se possível, dupla, e um esterilizador de microondas (o vosso tempo é precioso).

- Comprem duas espreguiçadeiras para os colocar lado a lado. Eu tenho as da Babybjorn e aconselho (é onde estão durante o dia). Às vezes, estou a dar colo/peito a um e a dar ao pé para consolar o outro.

- Não comprem muita roupa nos tamanhos mais pequenos porque eles crescem num ápice.

- Não se preocupem excessivamente em fazer pandam porque eles vão começar o dia a combinar, mas, garanto, não vão terminar o dia assim.

- Lembrem-se de respirar fundo, e aproveitá-los bem porque passa mesmo a correr!!!

E, agora, um miminho para vos entusiasmar: Os meus príncipes a dormir de mãos dadas. Há imagem mais fofa!? 




Um dos próximos posts será para ajudar-vos a manter a casa organizada, mesmo com muitos pirralhos à mistura. Para mim, casa arrumada = cabeça arrumada.


The Bubble no Facebook

14 comentários:

  1. Gostei tanto de ler!! Espero aumentar a familia em breve e n sei se me poderá sair na rifa gémeos, mas estas dicas são super úteis para as mães de segunda viagem como eu espero ser... beijinhos... PS a foto está uma delicia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana. Espero ter notícias suas brevemente ;).

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu, mãe de três dos quais dois gémeos, subscrevo inteiramente!
    Grande parte disto foi o que fizemos sem tirar nem por! e realmente não ha grande literatura. Também pesquisei bastante sem sucesso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :). Se tiver mais dicas para partilhar, Joana, agradeço. Quero ver se volto a fazer um post com outras dicas, mais lá para a frente... Beijinhos

      Eliminar
  3. Adorei Susana!!!
    Principalmente porque sou (recentemente) mãe de 3, duas das quais gémeas! E ainda andamos na fase de adaptação, logo toda e qualquer informação/dica é muito bem vinda!!!
    Obrigada por este post!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se se lembrar de outras dicas que possam ser úteis, por favor, envie-me...

      Obrigada

      Eliminar
  4. Olá Susana, adorei esse post. Estou "à nora" e sem dúvida que já veio colocar algumas coisas em perspectiva :)
    Joana Bandeira
    www.lovelab1.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso do artigo, Susana!
    Super útil e sabe sempre tão bem ouvir/ler os conselhos de quem sabe!
    Adorei a foto. Que queridos:)
    Beijinhos
    Marta Santa-Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que querida, Marta.

      O novo look do blog, não sei se já se apercebeu, tem feito muito sucesso. As pessoas estão a adorar! E eu, claro, continuo encantada.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Claro que sim, já percebi!!
      Fico mesmo contente!!
      E já agora, o novo tipo de letra fica muito bem!!

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá!

    Também fiz basicamente tudo igual. As minhas já têm 2 anos e meio.
    Antes de nascerem organizei um Babyshower e recebi muitas fraldas e toalhitas das minhas amigas (como eram duas bebés, deram a dobrar), quando nasceram voltei a pedir fraldas e leite em pó de presentes, no Baptizado os presentes voltaram a ser fraldas e toalhitas. Acho que não comprei fraldas nos primeiros 8 meses das gémeas. É uma ajuda incrível e ajuda-nos a aliviar um pouco as despesas mensais (pediatra x2, vacinas x2, leite).


    Eu com a amamentação alternei, dava maminha a uma e biberão a outra e depois trocava (dica do Pediatra que também é Pai de gémeos). Tentava tirar leite entre as mamadas para dar à que ficava no biberão. Só consegui 1 mês e meio, depois fiquei sem leite. Então passei a deitá-las nas espreguiçadeiras,sentava-me no meio delas e dava o biberão ás duas ao mesmo tempo. Aos 4 meses começaram as papas e fazia igual, uma colher a uma e depois a outra.

    No inicio é complicado mas depois de os conhecermos, de estabelecermos rotinas e de nos habituarmos tudo corre bem. E é uma verdadeira aventura!

    A ajuda de alguém no primeiro mês é essencial, o meu marido ficou 15 dias comigo e a minha Mãe ficou os outros 15. Foi uma ajuda preciosa para recuperar da gravidez e da cesariana e para nos sentirmos mais confiantes em caso de acontecer alguma coisa. Se puderem e tiverem alguém que se disponibilize para ajudar (no verdadeiro sentido da palavra)aproveitem!

    Parabéns Susana, os Príncipes são um Amor!
    E é verdade, o tempo passa a correr e não damos por ele. Ás vezes olho para as piolhas e penso "onde estão os meus bebés pequeninos que cabiam no meu colo?". ;)

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelas dicas! Vou passar a segui-la :)

    ResponderEliminar